Comércio exterior e crescimento econômico: uma análise da economia brasileira

Autores

  • Luiz Paulo Fontes de Rezende Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) / Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
  • Luciana Maria da Costa Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
  • Tânia Marta Maia Fialho Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
  • Diogo Daniel Bandeira de Albuquerque Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

DOI:

https://doi.org/10.31061/redepp.v2n1.21-39

Resumo

Na literatura econômica há um consenso entre as diversas teorias de que a participação das categorias de produtos no comércio internacional é o reflexo da estrutura produtiva de uma determinada economia. No entanto, as observações empíricas têm demonstrado a ausência de resultados conclusivos sobre esta relação entre estrutura produtiva e comércio internacional. Neste sentido, o objetivo deste artigo é analisar empiricamente a relação entre o comércio exterior e o crescimento da economia brasileira no período de 2000 a 2017. A metodologia consiste em modelos de séries temporais – Vetor Autorregressivo (VAR) e de Correção de Erros (VECM) – para verificar a resposta do saldo da balança comercial e do Produto Interno Bruto (PIB) aos choques nestas mesmas variáveis. O resultado indica que o PIB responde mais que proporcionalmente aos choques dos bens semifaturados do que dos demais produtos no curto prazo, e, no longo prazo, os impactos dos bens de capital tornam-se significativos.

Downloads

Publicado

2018-11-24

Como Citar

Rezende, L. P. F. de, Costa, L. M. da, Fialho, T. M. M., & Albuquerque, D. D. B. de. (2018). Comércio exterior e crescimento econômico: uma análise da economia brasileira. Revista De Desenvolvimento E Políticas Públicas, 2(1), 21–39. https://doi.org/10.31061/redepp.v2n1.21-39